sexta-feira, 30 de abril de 2010

Reunião de Diretoria


Atenção Desbravadores!

Reunião de diretoria amanhã na igreja às 14h57min.

Você que faz parte da diretoria do clube, mostre que cumpre fielmente a parte que lhe corresponde e esteja lá.

A pauta da reunião girará em torno das próxima ativadades que o clube irá participar e que linha de ação tomaremos para cumprir todas as missões desse ano.

Todos contam com a sua presença lá, inclusive o nosso Líder Master Avançado do Universo, Jesus!

Maranata!


Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mitos que podem custar vidas


Atenção Desbravadores!

Diante de algumas situações de urgência e emergência ficamos sem saber o que fazer.
Acho que o fato de não estarmos familiarizados com cenas que envolvem acidentes e outros inconvenientes envolvendo a saúde das pessoas, ficamos em pânico com aquela cara de ué. A falta de conhecimento gera insegurança e o conhecimento errado sobre algum evento também pode levar problemas a vítima ao invés de solução.
As vezes até temos a atitude de fazer alguma coisa quando vemos uma situação, mas pelo fato de vivermos numa sociedade onde a sabedoria popular é mais "importante" que a ciência, os mitos contados pelas nossas avós sobrepõem os conhecimentos técnicos-científicos.
Sendo assim, aí seguem algumas dicas de como proceder em certas situações.
Maranata!
Almir Xavier da Silva
Vice-diretor


Em um mundo ideal, todos deveriam ter formação em primeiros socorros. Mas, de acordo com St. John Ambulance, até 150 mil pessoas morrem desnecessariamente na Grã-Bretanha a cada ano por ataques cardíacos e vítimas de asfixia. Por causa disso, a instituição de caridade “The Difference” lançou uma campanha para ensinar como lidar em situações comuns. A entidade aponta os dez maiores equívocos em se tratando de primeiros socorros:

Mito 1: A ambulância chegará em um minuto. Não, se você apenas chamá-la, ela não vai. Na Inglaterra, por exemplo, a meta de tempo de resposta para emergências de risco de vida é de oito minutos, e apenas para 75% de todos os incidentes. Tempo suficiente para que o acidentado, dependendo da gravidade, morra.

Mito 2: Melhor não fazer nada para não piorar a situação. Se alguém está sangrando e você não fizer nada, a pessoa pode perder muito sangue e morrer e se alguém está inconsciente, não respirar e você não fizer nada, a pessoa pode continuar inconsciente e não respirar.

Mito 3: Caso haja um sangramento pelo nariz, é preciso inclinar a cabeça para trás. Esta ação pode fazer com que o sangue desça para a garganta e cause náuseas e vômitos. Em vez disso, incline a cabeça para frente, aperte as narinas e respire pela boca. Se você ainda estiver sangrando em 30 minutos vá para o hospital.

Mito 4: Vítimas de ataque cardíaco devem deitar-se, ao invés de sentar-se. A posição semi-sentada com os joelhos dobrados e cabeça e os ombros apoiados é a melhor para a pessoa respirar.

Mito 5: Se um braço ou uma perna está sangrando muito, você deve amarrar um torniquete apertado acima do ferimento. Em vez disso deve ser feita uma pressão sobre a ferida com um curativo, e elevar o membro machucado.

Mito 6: Você nunca deve mover alguém depois de um acidente de trânsito, mesmo se não estiver respirando. Mesmo com lesões na coluna vertebral, é mais importante se certificar de que a pessoa está respirando. Deve-se inclinar a cabeça, levantando seu queixo.

Mito 7: Se uma criança bebe água sanitária, faça-a vomitar. Isso pode causar mais danos quando o vômito sai do corpo. Ligue para a emergência e dê à ela leite frio ou água, se eles têm os lábios queimados de substâncias corrosivas.

Mito 8: Se alguém está sufocado com um objeto estranho, vai apreciar um par de dedos garganta adentro. Isso realmente pode empurrar ainda mais para baixo a obstrução. Em vez disso, bata com firmeza no meio das costas.

Mito 9: Se alguém está tendo um ataque epiléptico, colocar algo em sua boca – uma colher, talvez. Isto é usado para evitar que o indivíduo morda a língua, mas eles estão propensos a quebrar os dentes, ou o próprio objeto e, em seguida engasgar com os pedaços. A melhor coisa é amortecer a área com algo como um casaco ou cobertor.

Mito 10: Se alguém se sente fraco, coloque sua cabeça entre as pernas. Eles podem simplesmente cair para frente. Em vez disso, deite a pessoa e levante suas pernas para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Certifique-se que há abundância de ar fresco.
[Nota:] Postagem original clique aqui.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia Mundial do Desbravador

Atenção Desbravadores!

Sei que vocês estão anciosos para para verem as fotos do Dia Mundial do Desbravador, porém por problemas técnicos estamos com dificuldade de postar todas aqui.

Por enquanto vocês podem ir matando a vontade com essas que disponibilizo para visualização logo a seguir.

Maranta!

Almir Xavier da Silva
Vice-diretor












sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do... Escoteiro. Escoteiro???

Atenção Esco... Cof, cof, cof!!!
Atenção Desbravadores!
Você sabia que o Dia Mundia do Escoteiro é comemorado no dia 23 de Abril?
Amanhã, dia 24, nós comemoraremos o Dia Mundial do Desbravador. Isso é o que eu chamo de coincidência!
Abaixo segue um resumo da história desse movimento tão tradicional e que contém muitas semelhanças conosco.
Aprecie a leitura.
Maranata!
Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

O primeiro acampamento escoteiro ocorreu em 1907, na Inglaterra, realizado pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, com um grupo de vinte rapazes. Nascia, assim, o escotismo, com o objetivo de desenvolver nos jovens qualidades como: firmeza de caráter, autoconfiança, espírito comunitário, valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.

Baden-powell escreveu e ilustrou o primeiro manual do escoteiro, o Escotismo para rapazes.* O símbolo escolhido, a flor-de-lis, já havia sido usado em seu regimento militar, quando lutou na África do Sul, em 1887, e na guerra de 1899. Até 1910, o escotismo era destinado apenas aos rapazes, porém, nessa época, surgiu a organização das bandeirantes, destinada às moças.

O sucesso do escotismo espalhou-se por todo o mundo, atraindo milhares de jovens. As estimativas mais recentes contam cerca de dez milhões de escoteiros, espalhados por mais de cem países.
O escotismo chegou ao Brasil em 1910. Em 4/11/1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil.

A hierarquia dos escoteiros respeita a faixa etária de seus membros. Os meninos de 7 a 11 anos de idade pertencem à categoria dos lobinhos. Os de 11 a 15 anos tornam-se escoteiros. A partir dos 16 anos, passam a ser seniores, responsáveis pelo ensino e pela guia dos iniciantes.

Ao serem admitidos, todos os escoteiros se comprometem a seguir os regulamentos da organização. Assim, recebem o uniforme e os ensinamentos práticos previstos no manual de Baden-Powell. Além da formação moral e cívica, o escoteiro aprende atividades práticas como: armar acampamentos, orientar-se pela bússola, fazer vários tipos de nós e prestar primeiros socorros.

Seu lema "Sempre alerta" traduz o espírito do escoteiro de estar atento às necessidades do próximo e pronto para a boa ação diária.




Em 22 de fevereiro de 1857 nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden Powell, sexto filho de um eclesiástico, professor em Oxford. Mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o Fundador do Escotismo.

O escoteiro é o que podemos chamar de cidadão exemplar. Honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico e limpo. Um de seus lemas é "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". Parece um mote que deveria se estender a toda a sociedade, não é?

Jovens que prezam a Natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo. A partir do momento em que ingressa no movimento escoteiro, o jovem integra uma equipe ou patrulha, quando então desenvolverá a capacidade de trabalhar em grupo e para o bem do grupo. Quando entra no movimento escoteiro, o jovem deve fazer a seguinte promessa diante do grupo: "Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira." Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo.





O escotismo está aberto a todos, independente de raça ou credo. Mantém contato com todas as Nações, para discutirem o que podem fazer para melhorarem cada uma delas através das pequenas ações do dia-a-dia. "O escotismo é um movimento...em movimento"!O Dia 23 de abril foi escolhido como o dia Mundial do Escoteiro em Homenagem a São Jorge

Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem ao Santo escolhido por Baden-Powell como padroeiro dos escoteiros, desde o início do Movimento.

"São Jorge nasceu na Capadócia no ano 303 da nossa era. Alistou-se como soldado de cavalaria aos 17 anos, e cedo se tornou conhecido por sua bravura. Conta a lenda que, numa determinada ocasião chegou a uma cidade chamada Salém, perto da qual vivia um dragão que diariamente devorava alguém escolhido por sorteio. No dia em que São Jorge chegou lá a sorte havia caído sobre a filha do rei, Cleolinda. São Jorge resolveu que ela não devia morrer, e então foi atacar o dragão que vivia num pântano nas proximidades, matando-o".

"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".

“O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira”: A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."





A Lei Escoteira é a seguinte:

"O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.

O Escoteiro é leal.

O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.

O Escoteiro é cortês.

O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

O Escoteiro é obediente e disciplinado.

O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

O Escoteiro é limpo de corpo e alma."





Em 22 de fevereiro de 1857 nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden Powell, sexto filho de um eclesiástico, professor em Oxford. Mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o Fundador do Escotismo.O escoteiro é o que podemos chamar de cidadão exemplar.

Honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico e limpo. Um de seus lemas é "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". Parece um mote que deveria se estender a toda a sociedade, não é? Jovens que prezam a Natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

A partir do momento em que ingressa no movimento escoteiro, o jovem integra uma equipe ou patrulha, quando então desenvolverá a capacidade de trabalhar em grupo e para o bem do grupo.

Quando entra no movimento escoteiro, o jovem deve fazer a seguinte promessa diante do grupo: "Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira." Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo.





Hora de Chegada


Atenção Desbravadores!

Fiquem por dentro e não percam a hora amanhã hein!

Quando o relógio estiver marcando 07h54min estaremos todos em forma no pátio da igreja para apresentar o clube ao nosso diretor e passar as últimas orientações a respeito do Dia Mundial do Desbravador.

Conselheiros avisem as suas respectivas unidades!

Entendidoooo?

Fora de forma! Marche!

Maranata!

Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Social


Atenção Desbravadores!
Tá afim de encontrar amigos (ou fazer novas amizades) e descontrair?
Sim? Então fique por dentro e preste atenção nesse aviso!
Sábado após a programação do Dia Mundial do Desbravador haverá uma social bastante animada que será coordenada pelo Vitor. Se você estava sem nenhum plano para o Sábado a noite não perca essa oportunidade de balançar o esqueleto (com a devida moderação cristã) e aliviar a tensão após um dia repleto de atividades.
Brinque, pule, converse e divirta-se bastante e não se esqueça de convidar seus amigos e parentes!
Mas tomem cuidado para não exagerar na dose de descontração porque no domingo haverá reunião normal.
Fora de forma, marche!
Maranata!
Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

Início da Classe Bíblia


Atenção Desbravadores!
Fiquem por dentro!
No próximo Sábado, além da comemoração do Dia Mundial do Desbravador, terá início a Classe Bíblica.
O início da mesma será as 15h58min. Cheguem um pouco antes para que possamos desfrutar das maravilhosas histórias bíblicas que nos ajudarão a cumprir fielmente a parte que nos corresponde.
Fora de forma, marche!
Maranata!
Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

Reunião Sobre o Dia Mundial do Desbravador 2010


Atenção Desbravadores!

Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos os que compareceram na reunião de ontem a noite (21/Abr/2010) para tratarmos de assuntos do Dia Mundial do Desbravador.
Em segundo lugar eu gostaria de expressar minha chateação com os ausentes. Foram duas mensagens via SMS da minha parte, uma no dia anterior e um no dia da reunião. Além da mensagem do Aleks também no dia anterior.Afora as mensagens, também teve o informe aqui no blog. Ainda assim, teve desbravador que disse que não sabia da reunião. Também fico chateado pelo fato dos ausentes não terem nem sequer dado uma satisfação. Espero que isso não se repita novamente em outras ocasiões e desde agora, mesmo sem saber o motivo da ausência de cada um, eu desculpo todos.
Agora falando da reunião em si, ficou decido o que cada um irá fazer no dia do evento. Há desbravadores em todas as atividades, desde a Escola Sabatina ao Culto Divino e finalizando com uma social depois do JA. É importante que cada um se intere do que vai fazer para que não fique "voando" no dia do evento.
Na sexta-feira, um dia antes do evento, haverá a ornamentação da igreja. Aqueles que desejarem ajudar estejam lá a partir das 19h07min.
É isso aí.
Fora de formaaaaa, marcheeee!!!
Maranata!
Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

terça-feira, 20 de abril de 2010

Reunião Extraordinária


Atenção desbravadores!
Reunião extraordinária amanhã às 19h01min na igreja.
É isso mesmo! Você não está lendo nada errado. Amanhã, 21/Abr/2010, às 19h01min haverá uma reunião extraordinária para definir detalhes a respeito do Dia Mundial do Desbravador.
A concentração será a partir das 18h48min em frente a igreja.
Cada conselheiro é responsável por avisar os respectivos membros de suas unidades.
Não faltem para não ficar "voando" no dia do evento!
Entendidoooo???
Maranata!

Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

Especialidade de Nutrição - 2009







segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nosso Contato

Nosso e-mail é: clubealfaomega@gmail.com



Nosso endereço é: Rua Praia de Itapuã, 89, Jd Paulista, - Itapevi/SP - CEP 06663 -210 (clique aqui)

Nossas reuniões acontecem: Sábado às 15hs e domingos às 09hs
Faça-nos uma visita!

IX Campori Online da Paulistana


Atenção Desbravadores!
A nona edição do Campori On Line da Paulistana não será uma das melhores coisas para se lembrar no futuro.
Logo de início o site não estava "obedecendo os comandos". Todos estávamos nervosos e irritados porque não estávamos conseguindo acessar nada.
Logo depois o nosso diretor lembrou de uma coisa fundamental, nós não tínhamos orado antes de começar as atividades. Foi aí que ele pôs todo mundo em forma e orou ao SENHOR. Advinha o que aconteceu? Fomos acessar novamente o site do campori, Brenda, Aleks e eu. Ao sentar na cadeira eu disse: "SENHOR nos ajude, estamos precisando!" Cliquei no site e ele abriu pedindo o nick e a senha. Que coisa maravilhosa! Depois dessa eu acho que nunca mais vamos fazer nenhuma atividade sem orar antes. Nós temos o costume de orar, mas ontem estava tudo meio corrido e "bagunçado", por isso acho que acabamos falhando. De fato essa foi a melhor lição de ontem porque a respeito do campori nós não temos muito o que comemorar.

No que diz respeito as provas, eu creio que elas estavam num bom nível e todos as perguntas eram pertinentes.

Mas no que diz respeito as gincanas eu e 100% do clube não gostamos. Os links em que clicávamos não funcionavam. Ficávamos tentando e não conseguíamos enviar as fotos que tiramos. Também respondemos a prova com os nomes dos líderes mas quando clicávamos em "gravar", o link não mudava e voltava para a tela inicial. Também respondemos os nomes de todos os nós, mas pra variar não funcionou.

Ainda assim persistimos e fomos atrás da gincana das palvras perdidas. Respondemos os quatros textos e no último, na última palavra, nós não conseguimos achar (alguém aí conhece um substantivo de 5 letras onde tirando a última letra vira o nome de um alimento?). Detalhe, quem estava fazendo essa prova era a diretoria, pois era muito complicada para crianças de 09, 10, 11 anos de idade. Haja visto que os mesmos não tinham nível de instrução suficiente para responder as perguntas.

No final só a unidade Estrela Cadente e a Órion participaram respodendo as provas e pegaram o padrão participação. A Scorpion não participou das provas e nem das gincanas.

Bom, acho que de tudo isso fica o aprendizado. Acredito que muitas reclamações foram feitas, não só da nossa parte como de outros clubes também.

Creio que a AP estudará novos meios para que a próxima edição seja melhor.

Maranata!

Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

sexta-feira, 16 de abril de 2010

IX Campori On line da Associação Paulistana - Texto 3


Do livro:

Missionários do Século XXI – Uma fantástica aventura por países da janela 10/40

Por Davi Tavares & Ângela Tavares



Era manhã do dia 25 de Dezembro de 1997, dia de Natal. Havíamos deixado nossas filhas e parentes naquele dia especial, sozinhos no Brasil, para irmos ao Aeroporto de Guarulhos, São Paulo a fim de fazermos a nossa primeira viagem missionária a África. Não conseguimos passagens para nenhuma outra data a não ser aquela. Deus com o seu amor sem limites estava dando vida ao nosso sonho missionário. Embarcamos às 1 da manhã num vôo que estava vindo de Buenos Aires com escala em São Paulo e que iria para Moscou na Rússia. A empresa era a Aeroflot. O avião era muito antigo, parecia "uma lata velha voadora”. Quando embarcamos em São Paulo o avião começou a fazer um barulho muito estranho numa das turbinas. O avião balançava e tremia muito e todos os passageiros começaram a ficar preocupados. Como o barulho continuou o avião pousou no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro para fazer uma revisão. Ficamos parados mais de uma hora, num calor insuportável.
Éramos cerca de 400 passageiros. Finalmente a revisão terminou e o avião decolou novamente em direção as ilhas de Cabo Verde, onde nós faríamos uma conexão para a Guiné Bissau. Durante algumas horas, o vôo foi tranqüilo, serviram um gostoso almoço e tudo estava aparentemente normal. Quando nós atravessamos a linha do Equador sobrevoando o Oceano Atlântico, o avião fez um barulho muito grande e começou a cair literalmente. O impulso era tão forte para baixo que parecia um elevador desgovernado indo em direção ao solo.

Houve pânico coletivo. Os passageiros começaram a gritar muito alto e algumas mulheres choravam desesperadas. Pelo impulso os maleiros se abriram e as malas começaram a cair em cima da cabeça dos passageiros. O pessoal da tripulação pedia calma, porém, o pânico era coletivo. O nosso colega, Gilmar um enfermeiro que estava viajando conosco, tentou levantar-se para segurar as malas que caíam sobre sua cabeça, mas devido ao forte impulso, ele foi jogado para cima e bateu com a cabeça no teto do avião. Tudo parecia perdido. Eu sou um pouco frio em situações difíceis e de risco.


Enquanto todos gritavam, eu comecei a orar e falar com Deus, dizendo: "Senhor, esta é a nossa primeira viagem missionária. Será que Tu vais permitir que todos morramos agora? Por favor, meu Deus, faça alguma coisa para salvar a nossa vida, pois eu gostaria muito de fazer o teu trabalho na África.Senhor, este é o nosso sonho! Por favor, ajude-nos! " De repente o avião foi controlado pelo piloto e como já estava perto de Cabo Verde, conseguimos pousar na Ilha do Sal, pela graça de Deus, por volta das 16:00 horas. Nesta ilha o avião fez mais uma manutenção e seguiu para Moscou na Rússia. E nós ficamos ali para fazermos uma conexão para a Guiné Bissau.

Reunião de Classes Regulares


Atenção Desbravadores!
No último domingo, 11/Abr/2010, houve a primeira reunião do clube com o objetivo de dar início ao cumprimento dos requesitos das classes regulares.
Os desbravadores foram divididos por idade para cumprir os requesitos do cartão que lhe corresponde, e ficarão a comando de um instrutor específico, o qual ficará responsável para que esses desbravadores conquistem o êxito ao final do ano.
Como toda primeira reunião tem como objetivo definir detalhes, planejamento e afins, domingo passado não houve cumprimento de requesitos. Amanhã - 17/Abr/2010 às 15h00- será de fato a a primeira reunião com essa finalidade.
Portanto desbravadores, a corrida pelos broches está iniciada. Quem chegará ao final?
O desafio está lançado!
Maranata!
Almir Xavier da Silva
Vice-diretor

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Desbravadores no Jornal Nacional

Atenção Desbravadores!

Esse vídeo trata da cobertura feita pelo Jornal Nacional da Rede Globo a respeito do III Campori Sul-americano, realizado no ano de 2005 na cidade de Santa Helena - PR.

Essa reportagem foi e é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte dessa grande família. Também é uma prova incontestável de que estamos fazendo o nosso papel de levar a mensagem de esperança na volta de Jesus a mundo em trevas.

Tenho uma grande convicção de que o nosso clube um dia participará de um evento dessa magnitude, até lá temos que trabalhar muito.

Enquanto o dia não chega nós vamos nos inspirando no vídeo acima e ansiando pela nossa hora.

Maranata!

Almir Xavier da Silva

Vice-diretor

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Especialidade - Astronomia


Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grego: (άστρο + νόμος)povos que acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas, é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias complementares aos interesses da física, da matemática e da biologia. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objectos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronômicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral.

A origem da astronomia se baseia na antiga (hoje considerada pseudociência) astrologia, praticada desde tempos remotos. Todos os povos desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras ideias de constelação surgiram dessa necessidade de acompanhar o movimento dos planetas contra um quadro de referência fixo.

A Astronomia é uma das poucas ciências onde observadores independentes possuem um papel ativo, especialmente na descoberta e monitoração de fenômenos temporários. Muito embora seja a sua origem, a astronomia não deve ser confundida com Astrologia, o segmento de um estudo teórico que associava os fenômenos celestes com as coisas na terra (marés) , mas que se apresenta-se falho ao generalizar o comportamento e o destino da humanidade com as estrelas e planetas. Embora os dois casos compartilhem uma origem comum, seus segmentos hoje são bastante diferentes; a astronomia incorpora o método científico e associa observações científicas extraterrestres para confirmar algumas teorias terrenas (o hélio foi descoberto assim), enquanto a única base científica da astrologia foi correlacionar a posição dos principais astros da abóboda celeste (como o Sol e a Lua) com alguns fenômenos terrestres, como o movimento das marés, o clima ou a alternância de estações.

1. Responda as seguintes perguntas:

a. Qual é o corpo celeste que fica mais próximo da Terra?

A Lua, satélite natural da Terra. O planeta mais próximo é Vênus.

b. Qual é a sua distância da Terra?

A Lua fica a 356.334 Km quando mais perto (perigeu) e a 406.610 quando está no apogeu.

c. O que governa as marés?

A Lua

d. O que causa um eclipse?

Eclipse do Sol - quando a Lua passa exatamente na frente do Sol.

Eclipse da Lua - quando a Terra está entre o Sol e a Lua.

e. O que é uma estrela cadente?

Conhecida também como meteoro. É um corpo celeste de origem mineral, que ao entrar em contato com a atmosfera terrestre se inflama e cai a uma velocidade vertiginosa.

f. Qual a velocidade da luz?

300.000 km por segundo

2. Fazer um diagrama mostrando as posições e movimentos relativos da Terra, Sol e Lua. Demonstrar as posições e movimentos envolvidos nos eclipses do Sol e Lua.


3. Fazer um diagrama de nosso sistema solar e ser capaz de dar o nome dos planetas na ordem, a partir do Sol.

NOTA – Faça este item em forma de desenho, tentando aproximar as formas e cores dos planetas e sua proporção em relação um ao outro com a realidade. A ordem dos planetas é a seguinte: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

4. Identificar as oito estrelas fixas do céu. Qual a diferença entre planetas e estrelas fixas?

Planetas não possuem luz própria e são móveis, girando em torno de estrelas, como o Sol.

Estrelas possuem luz própria e são fixas, com alguns corpos celestes atraídos a girar em torno delas.

A Estrela mais próxima da Terra é Alfa Centauro (com exceção do Sol). Para distinguir entre estrelas e planetas a olho nu, basta ver as que tem luz fixa (planetas) e as que brilham constantemente (estrelas).


5. O que é constelação? Dar o nome e apontar seis delas. Dar o nome de duas constelações visíveis durante o ano todo.

Os astrônomos, para facilitar seus estudos, agrupam as estrelas que parecem próximas umas das outras em Constelações. Tais constelações são divididas em 3 grupos, segundo a posição que ocupam no céu.

a) CONSTELAÇÕES BOREAIS - São visíveis apenas no hemisfério Norte, com as constelação da Lira, Ursa Maior e Menor.

b) CONSTELAOES ZODIACAIS -São visíveis da linha do Equador. São em numero de 12 a saber: Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

c) CONSTELAÇÕES AUSTRAIS - São visíveis apenas do hemisfério Sul, como as do Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Centauro, Mosca e Orion. Bayer em sua Uranometria, introduziu o costume, ainda hoje seguido de designar as estrelas de uma mesma constelação e por ordem de brilho ou grandeza, com as letras do alfabeto grego chamando (alfa) a mais brilhante, (beta) a que segue em brilho (gama) a terceira e assim por diante.


6. Desenhar um gráfico do Cruzeiro do Sul, Orion e Escorpião.



7. O que é a Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno.

Pode-se observar no firmamento uma imensa faixa irregular, esbranquiçada, que abrange todo o céu: a VIA LACTEA ou GALAXIA ou CAMINHO DE SANTIAGO. Do grego lactus e galactus = leite. É a nossa galáxia! Tem este nome porque é esbranquiçada e parece um caminho de leite no céu noturno.

8. O que é estrela da manhã e estrela vespertina? Por que ela tem estes dois nomes?

O planeta Vênus é conhecido como estrela da manhã, estrela D’alva ou estrela vespertina. Este planeta recebe este nome por ser a primeira estrela a aparecer e a última e sumir do céu e encontra-se muito próxima da Lua.


9. Explicar zênite e nadir.

ZÊNITE: Ponto em que a vertical de um lugar vai encontrar a esfera celeste, acima do horizonte, auge, apogeu e culminância.

NADIR: Ponto do céu oposto ao zênite; ponto mais baixo, tempo ou lugar onde ocorre a maior depressão.


10. O que é aurora boreal? O que a causa?

Correntes de prótons e de elétrons chocam-se continuamente com nossa atmosfera, desalojando elétrons das moléculas de nitrogênio e dos átomos de oxigênio e dando origem a energia para o fantástico espetáculo celeste que ocorre no hemisfério norte e é conhecido pelo nome de Aurora Boreal. As cortinas da Aurora revelam o alinhamento das correntes invisíveis do campo magnético estendendo-se em direção da terra. Em médias latitudes são algumas vezes observadas auroras que tomam o aspecto de finos véus avermelhados a cobrir o firmamento. No hemisfério sul ocorre a Aurora Austral.

Fotos Culto de Ação de Graças 2008


Aleks, Lúcia, Aparecido, Luiza e Jamile



Recebimento de lenço da Jamile


Recebimento do Lenço, Aleks


Bruno, Brenda, Junior, Diego, Hudá, Artur e Jamile


Premiação, Brenda


Premiação, Talita


Ideais!


Junior, Luiza, Diego (Fantasiados de Pioneiros em ref. ao Campori Raízes)


Diego, Camila e Junior fantasiados de pioneiros


Luiza e Aleks



Da esquerda para direita: Aparecido, Irene, Luci, Luiza, Aleks


Bruno e Diego


Luci, Luiza e Aleks


Da esquerda para direita: Aparecido, Irene, Lúcia, Luci e Aldeir


Luiza e Jamile

Essas foram algumas fotos para relembrar.

Campori On line



Atenção Desbravadores!


Você sabe o que vai acontecer no próximo domingo dia 18?

Se você respondeu Campori On Line você já pode ganhar um talento!

Se respondeu que não sabe, fique por dentro e leia as informações a seguir:


- o campori on line será realizado no dia 18 de abril;

- o livro a ser estudado será o livro do ano de 2010 - Como Surgiram os Dinossauros e por que eles desapareceram;

- o valor a ser pago é R$ 2,00 - o clube já pagou a sua inscrição e você deverá reembolsá-lo até o dia 14;

- o local onde as unidades irão se reunir será informado no Sábado, um dia antes do evento.

Segue abaixo o regulamento do campori. Leia, entenda e divulgue.

Maranata!
Almir Xavier da Silva
Vice-diretor
Regulamento:

Cada clube receberá um nome e uma senha por unidade;
Cada unidade só poderá acessar uma prova por vez, assim, aconselhamos que não sejam alugados mais de um microcomputador por unidade, incentive-os a trabalhar em equipe.

Funcionamento:

Serão 5 provas temáticas e 3 gincanas.

O conteúdo das provas estará baseado em conhecimentos sobre: Regulamento de Uniformes, Arte de Acampar, História dos Desbravadores, Livro do Ano e Civismo.

As provas serão respondidas de forma sequencial, enquanto a unidade estiver respondendo uma prova, as demais estarão bloqueadas para acesso.

Teremos 3 gincanas surpresa, que só serão liberadas para acesso a medida que as unidades forem respondendo as provas.

A cada prova respondida ou gincana cumprida a unidade receberá uma senha. Todas as senhas deverão ser anotadas, pois o evento será encerrado somente mediante digitação de todas essas senhas. Façam isso com atenção, porque as senhas anteriores não anotadas, não serão recuperadas.

As unidades ou o clube deverão levar máquina fotografica, ou equivalente, com cabo de transferência, papel e caneta.

Novidades:

O “padrão da unidade” poderá ser acompanhado à medida em que as tarefas forem respondidas;
Haverá a “Pesquisa de opinião e sugestão”;
Teremos ainda, a “Página da correção das provas” de cada unidade ao término do Campori.


A Nossa História!

Atenção Desbravadores!

A história do clube desde os seus primórdios é maravilhosa e nos enche de orgulho pertencer a esse ministério maravilhoso que conduz crianças, adolescentes e até nós adultos aos pés de Cristo.

Cumprimos fielmente a parte que nos corresponde levando a mensagem do advento a todo mundo em nossa geração indo aonde Deus mandar.

Mas cá entre nós, nada é melhor do que a nossa própria história e essa postagem é dedicada a contar como surgiu o Clube de Desbravadores Alfa Ômega.

Quem nos conta a primeira parte da história é o Líder de Desbravadores Aparecido Francisco Calado, nosso fundador e primeiro diretor do clube, e eu.

Segue abaixo um relato resumido contado por ele e por mim, a respeito da nossa história, espero que gostem e se encham de "orgulho santo"!

Maranata!


Almir Xavier da Silva
Vice-diretor


Com o aumento do número de juvenis na igreja e por gostar muito de aventuras, por ter sido militar do Exército Brasileiro e também da Polícia Militar do estado de São Paulo, o irmão Aparecido Francisco Calado - que havia se batizado em 01/Jun/1986, juntamente com sua esposa, e já atuava como ancião - resolveu reunir alguns irmãos para fundar um clube de desbravadores.


O nome do clube (Alfa Ômega) foi escolhido pelo próprio irmão Aparecido e foi aprovado por todos na comissão da igreja e diretoria do clube.


As atividades do clube começaram a todo vapor e com sucesso total! Com aproximadamente 20 desbravadores - esse número dobrou no segundo ano - o clube tinha um alvo de 06 batismos para aquele primeiro período (1988), e, pela graça de Deus dobramos esse número, batizando 12 desbravadores.


Com o passar dos anos, o irmão Aparecido se tornou Líder e depois de algum tempo, por motivos de força maior, teve de deixar o clube. Com isso, as atividades do clube pararam, ficando o mesmo desativado por alguns anos.


O tempo foi passando e as tentativas de soerguer o clube foram fracassadas. Quando existiam jovens suficientes para fazer o clube andar, faltavam-lhes um diretor. As vezes acontecia o contrário.


Mas Deus é bom e maravilhoso e concedeu que o mesmo voltasse a pleno vapor com o irmão Aldeir Xavier da Silva -irmão do atual Vice-diretor e agora dedicado ao ministério dos Aventureiros ao lado da esposa -, e com o irmão Thiago - que dirige um clube em São Miguel Paulista atualmente.


Esse foi um período de transição, onde o clube retomou suas atividades e voltando a funcionar a pleno vapor.


Logo depois disso, assume a diretoria do clube a nossa irmã Luci Miranda, ao lado da sua amiga e fiel escudeira Irene.


A direção de Deus primeiramente e dessas duas "lutadoras" foi digna de nota!


Logo na primeira participação do clube em um campori - Raízes em 2008 - fomos agraciados com o padrão ouro! Vale ressaltar que a participação foi conjuntamente com o clube Valentes de Davi - 3ª Região (Osasco) - devido a nossa falta de infra-estrutura.


Como os reinos na Bíblia passavam de pai para filho, assim também o clube Alfa Ômega passou de mãe para filho em 2009. A irmã Luci Miranda passou o "reinado" ao seu filho Aleksander. O mesmo já havia sido desbravador durante a infância e início da adolescência, também foi 3º Sgt do Exército Brasileiro, sendo assim o gosto por aventuras o motivou a encarar a empreitada. Ele não veio sozinho e trouxe a noiva, hoje atual esposa, Luiza para ser sua diretora-associada e juntos realizarem um trabalho firme a frente do mesmo para poderem manter o elevado padrão de atividades e conquistas.


O trabalho foi árduo durante o ano. Muitas atividades, planejamentos, relatórios, programações... e haja noites em claro para encarar tudo isso. Mas o trabalho foi recompensado por Deus e o clube conquistou pelo segundo ano consecutivo o padrão ouro no campori Servos do Rei - 50 anos no Brasil Servindo com o Coração.


Chega o presente ano de 2010 e o clube está bombando!


Mais gente na diretoria para ajudar o clube a levar a mensagem do advento a todo o mundo. Dentre eles, eu Almir, o servo que vos escreve. Também tendo sido desbravador entre os anos de 1992 e 1997 no Clube de Desbravadores Amigos da Fauna situado em Caetés I - PE, também fui um dos que tentou reerguer o Alfa Ômega no seu período de inatividades em meados de 1997, porém sem sucesso. Assim como o atual diretor, também servi o Exército Brasileiro como 3º Sgt na mesma Brigada que ele.


Agora estamos juntos nessa empreitada afim de levar o nome do Alfa Ômega até os confins da Terra.


O ano está só começando e até ele terminar eu tenho absoluta certeza que ainda teremos inúmeras histórias para contar!


Maranata!


[Nota:] Na foto da esquerda para direita: Aparecido, Irene, Luci, Luiza e Aleks
Dados de Fundação do Clube fornecidos pelo irmão Aparecido Francisco Calado e disponíveis no livro-ata da IASD de Jd Paulista - Itapevi/SP

Data de Fundação: 10/Mar/1988 - Por 11 (onze) votos

Primeiro Diretor: Aparecido Franciso Calado

Primeiro Diretor-Associado: Hélio Alves da Silva

Primeira Diretora-Associada: Raimunda Cunha Mascarenhas Calado

Primeiro Secretário: Edward Mitestaines

Pastor Distrital da época da fundação: Hélio Ferreira da Silva


segunda-feira, 12 de abril de 2010

História no Brasil - 1/5


Atenção Desbravadores!

Em continuação ao nosso processo de inauguração do blog, e após a série em cinco capítulos da história do Clube de Desbravadores, vamos postar agora mais uma série em cinco capítulos, dessa vez contando a história dos Desbravadores a nível nacional.


Lembro a vocês que todos esses materiais podem ser acessados diretamente do site da divisão sul-americana no link: http://www.desbravadores.org.br/institucional/brasil.php.

Boa leitura!

Maranata!

Almir Xavier da Silva
Vice-diretor



Em nosso país a história dos Desbravadores padece por falta de registros e documentação comprobatória. Não existem atas, nem livros, nem artigos de revistas, nem jornais que confirmem os fatos relatados. Falando ao jornalista Michelson Borges, da Casa Publicadora Brasileira, Henry Feyerabend disse: "Eu sempre entendi que em Lageado Baixo foi fundado o primeiro Clube do Brasil, mas não tenho nenhuma prova disso, nem certeza tenho, pois não há nenhum registro da organização desse clube".

Muitas realizações , nomes de pessoas, datas e informações podem ter caído involuntariamente no anonimato ou simplesmente ter sido esquecidos pelas deficiências naturais da comunicação oral. Conseqüentemente, as versões existentes, aqui apresentadas, podem, num momento ou noutro, chocar-se. Mas que tal incarar tudo isso como parte de um grande e belo mosaico construído por muitos atores?

O que você vai ler a seguir faz parte de um esforço de reconstrução da história, baseado praticamente em lembranças e relatos de personagens muito importantes para os Desbravadores no Brasil. Eles efetivamente contribuíram para estabelecer um programa que deu certo, e o mérito de todos (Cláudio Belz, Edgard Turcílio, Henry Feyerabend, Jairo de Araújo, Jesus Nazareth Bronze, José Silvestre, Luis Roberto Farias, Osvaldo Haroldo Fuckner, Wilson Sarli... ) foi acreditar no potencial dos juvenis e jovens cristãos de nosso país. A dificuldade de precisar nomes, lugares e datas pode ser a oportunidade de dedicar somente a Cristo as homenagens e o louvou pelo grande empreendimento espiritual e social que é o Clube de Desbravadores.

Segundo Claudinei Candido Silva, pesquisador do Departamento de Desbravadores da Associação Geral , o Pastor Jairo Tavares de Araújo, então líder da juventude adventista da Divisão Sul-Americana, com sede ainda no Uruguai foi o primeiro a incentivar a organização de Clubes de Desbravadores na América do Sul. Em 1957, ele preparou um pequeno manual sobre como organizar um Clube de Desbravadores.

História no Brasil - São Paulo 2/5


São Paulo

"Tive a oportunidade de conversar com o Pr. Jairo de Araújo, por ocasião de um Camporee da União Central Brasileira, realizado em Brasília, quando ele e eu fomos homenageados pela criação desse movimento [ Desbravadores] no Brasil", conta o Pastor Wilson Sarli. "Ele me lembrou de quando, em 1959, por ocasião das comemorações dos 40 anos da Sociedade dos Missionários Voluntários no Brasil, realizadas no artigo Colégio Adventista Brasileiro, de 29 de julho a 1 de agosto, ele lançou um desafio para a criação de clubes de desbravadores. Eu estava presente a este congresso, ainda como distrital em Bauru, SP. Mas, até então, não havia desbravadores no Brasil. Era uma atividade desconhecida."

O primeiro contato que o Pastor Wilson Sarli teve com um clube de desbravadores organizado, foi no dia 6 de janeiro de 1961, em Embalce Rio Tercero, na Argentina. Ele havia recém assumido o Departamento de Jovens da Associação Paulista e estava representando São Paulo no Congresso de Jovens da União Austral. Na sexta-feira assistiu as apresentações de um clube de desbravadores no Chile, sob a liderança do Pastor John B. Youngberg, missionário americano que havia criado o clube naquele país.

De volta ao Brasil, com todo material que conseguiu com o Pastor Youngbeerg, o Pastor Wilson pediu a sua secretária que o traduzisse. Segundo ele, esse material foi-lhe solicitado pelo Pastor Henry Feyerabend e também serviu de apoio ao surgimento dos Desbravadores em Santa Catarina. Alguns dias depois, o Pastor Jesus Nazareth Bronze, então Distrital de Ribeirão Preto, comunicou-lhe que a comissão da igreja havia recentemente escolhido um diretor para o Clube de Desbravadores local, a ser fundado, e solicitava instruções para o seu funcionamento.

Em Ribeirão Preto, o Pastor Wilson foi apresentado a um dos primeiros diretores de clube do Brasil, o jovem Luis Roberto Farias, que foi substituído logo depois por Edgard Turcílio. No sábado, todos aguardavam ansiosos pelas palavras do Pastor da Associação, que naquele dia pregaria sobre o Clube de Desbravadores.


História no Brasil - Santa Catarina 3/5


Santa Catarina


O Pastor norte-americano Henry Raymond Feyerabend, nascido a 10 de junho de 1931, também participou no Congresso na Argentina, em 1961, como Diretor de Jovens da Missão Catarinense. Segundo o Jornal Adventista da Associação Catarinense, "o Pastor Feyerabend chegou ao Brasil em 24 de Dezembro de 1958, já trazendo em sua bagagem as idéias da formação de clubes de Desbravadores, adquiridas em seu distrito nos Estados Unidos. No dia 20 de abril de 1960, Feyerabend dirigiu uma reunião de planejamento das atividades do futuro Clube de Desbravadores Vigilantes, que se iniciaram no dia 28 de abril de 1960... De acordo com Elza Fuckner Alves, que então contava com 11 anos, sua irmã, Lúcia Fuckner dos Santos, nasceu exatamente um dia antes da reunião inaugural (19 de abril de 1960). A identidade de Lúcia confirma a data. Ademar Zabel ainda lembra que, por ter apenas nove anos de idade na época, não poderia participar do Clube, mas acabou sendo aceito depois de muita insistência. Hoje (abril de 2000), Ademar tem 49 anos."

Entretanto, em e-mail de 25/10/00, para Francisco Lemos, o Pastor Henry Feyerabend afirma com respeito à origem dos Desbravadores em Santa Catarina: " Não tenho nada escrito para confirmar a data de início dos clubes. Minha memória também não é perfeita. Fui para Santa Catarina em 1958 e saí de lá em 1962, transferido para A voz da Profecia. Organizei 7 ou 8 clubes em Santa Catarina messe período. Mas a Associação não tem nada que confirme as datas em seus arquivos. Os membros da Igreja de Lageado Baixo dizem que tem certeza de que o seu clube foi organizado antes da viagem para a Argentina em 1961. Mas como já falei, eu não tenho dados escritos nem memória para declarar que foi assim".

No mês de julho de 1961, o Pastor Feyerabend recebeu a visita do Pastor Youngberg, que viera ao Brasil passar algumas dicas sobre como organizar clubes de desbravadores. Naquele tempo já havia clubes em seis cidades catarinenses - Lageado Baixo, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Benedito Novo e Bom Retiro. O primeiro a ser fundado foi o de Lageado Baixo, que teve como primeiro Diretor o jovem Osvaldo Haroldo Fuckner.

História no Brasil - Rio de Janeiro 4/5


Rio de Janeiro


Quase na mesma época em que o Pastor Wilson Sarli organizava o clube de Ribeirão Preto, o Pastor Cláudio C. Belz ( bisneto do pioneiro Guilherme Belz) recebia dos Estados Unidos material sobre os Desbravadores. Na época, ele era Diretor de Jovens na Associação Rio-Minas. Seu pai, Rodolpho Belz, traduziu as apostilas e ambos, pai e filho, ficaram entusiasmados com as idéias nelas apresentadas. O Pastor Cláudio preparou um sermão sobre o assunto e o apresentou na igreja de Pavuna, no Rio de Janeiro. Pouco tempo depois, vestindo seu uniforme recém-confeccionado (foi o primeiro desbravador uniformizado em nosso país) e de bandeira em punho apresentou-se na Igreja de Meyer, Rio de Janeiro, onde também falou sobre a importância do Clube de Desbravadores. "Na hora do culto, algumas se retiraram da igreja", lembra o Pastor Cláudio. " Na saída, chamaram-me de louco. Onde já se viu um pastor adventista organizando um clube dentro da igreja, com uniforme, bandeira, hino oficial... Quase desanimei. Ainda bem que meu pai era o presidente da União Este-Brasileira e, como homem de visão, deu-me toda a cobertura".

O Pastor Cláudio Belz organizou o seu primeiro campori de União, no Brasil, e o primeiro campori Sul-Americano. Segundo dados da Associação Geral, ele foi o Diretor de jovens que mais tempo dedicou aos Desbravadores: 33 anos. Junto com o Pastor Youngberg, Cláudio Belz fundou Clubes em vários lugares do Brasil.